Avanços
Regulatórios

O Brasil tem se destacado globalmente nas questões e debates relativos à preservação do planeta e às mudanças climáticas.

E isso não é de hoje.

Desde a década de 80 o país vem criando regulamentações e ações seguindo os princípios do desenvolvimento sustentável, buscando conciliar as necessidades de crescimento econômico, com respeito ambiental e inclusão social.

Numa linha do tempo, desde a Rio92, houve a implementação de leis nacionais importantes, acordos internacionais e eventos mundiais dos quais o país tem participado, demonstrando protagonismo nos debates sobre o clima e o meio ambiente:

  • Em 2009 adotamos uma Política Nacional de Mudança do Clima, com a meta de descarbonização da nossa economia, para atingir a neutralidade de carbono até 2050.
  • Em 2010, outro grande passo foi dado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que inclui incentivos à indústria da reciclagem, como o fomento ao uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados, além da não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos.
  • Em 2012 sediamos a Rio +20 e, em 2025, será a vez de sediarmos a COP30.

Mais recentemente o termo Economia Circular passou a fazer parte das políticas públicas nacionais como estratégia necessária para o alcance de metas e ambições climáticas.

O Plano de Transformação Ecológica, elaborado pelo Ministério da Fazenda inclui a Economia Circular como um dos seus eixos principais.

Com isso, uma Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC) foi instituída pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), como resultado da relevância da agenda na política industrial lançada no início de 2024: a Nova Indústria Brasil.

No âmbito legislativo, projetos de lei para o estabelecimento de uma Política Nacional de Economia Circular, já tramitam no Congresso.

Como desdobramento da Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC), em maio de 2025, foi lançado o Plano Nacional de Economia Circular, o qual indica diretrizes, metas e iniciativas coordenadas para consolidar a economia circular no país. O planejamento decenal detalha os cinco eixos da ENEC e norteia os trabalhos a serem desenvolvidos em diferentes setores da sociedade e da indústria, além das três esferas governamentais.

Para saber mais:

Política Nacional de Mudança do Clima

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Plano de Transformação Ecológica

Nova Indústria Brasil

Estratégia Nacional de Economia Circular

Plano Nacional de Economia Circular

LINHA DO TEMPO DAS
POLÍTICAS NO BRASIL

1980
Início de políticas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
1992
Brasil sedia a Rio 92, marco global do debate ambiental.
2009
Criação da Política Nacional sobre Mudança do Clima (neutralidade até 2050).
2010
Instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
2012
Realização da Rio+20.
2023
Publicação do Plano de Transformação Ecológica;
2024
Lançamento da Nova Indústria Brasil; criação da ENEC - Estratégia Nacional de Economia Circular
2025
Aprovação do Plano Nacional de Economia Circular – 18 macro-objetivos e mais de 70 ações para a próxima década